terça-feira, 1 de março de 2011

Proteção dos olhos no verão - Bom dia Brasil 21 DEZ 2010

http://www.youtube.com/watch?v=Riel4jiAcuw

Esse assunto é coisa séria, muitas pessoas acreditam que o importante é apenas o estilo, mas na verdade o uso de óculos inadequados, ou seja, sem proteção UV, podem até mesmo causar a cegueira.

Para explicar de uma forma bem simples, o mecanismo ocular funciona com intuito de minimizar a entrada dos raios nocivos, por conta disso, quando nos expomos ao sol sem óculos escuros, nossa pupila se retrai, para reduzir a entrada desses raios. Porém se estamos com lentes escuras mas sem proteção, estamos enganando nossos olhos, ele acredita que se há pouca luz ele está protegido e mantem as pupilas bem dilatadas, isso permite que uma grande quantidade de raios nocivos penetrem até a retina, causando com frequência a tão conhecida catarata. A persistência dessa atitude pode levar a queimadura da córnea, ou lesão parcial ou até total da retina, causando a cegueira.
By Point do Óculos

Veja o que encontrei num artigo oftalmológico:

As pessoas ainda desconhecem os malefícios provocados nos olhos pela exposição à luz solar sem usar óculos com proteção adequada. Um levantamento feito pelo Instituto Penido Burnier, de Campinas, com 223 pacientes com mais de 50 anos, mostra que mais da metade deles (57,6%) não tinha conhecimento sobre isso.
Do total de pacientes ouvidos, 42% usam óculos com lentes corretivas porque possuem algum problema de refração (miopia ou hipermetropia, por exemplo), mas 70% deles não usam lentes protetoras (que além de corrigir o problema também protege os olhos contra a radiação solar), o que aumenta o risco de catarata precoce e doença macular relacionada à idade.
A catarata é uma doença que normalmente atinge pessoas com mais de 60 anos. Nesse caso, a radiação solar ataca o cristalino dos olhos, deixando-o opaco e turvo, causando dificuldades de enxergar e podendo evoluir para a cegueira.
Já a doença macular relacionada à idade atinge principalmente idosos. A radiação ultravioleta provoca lesões na mácula (região central da retina, responsável por 80% da visão), afetando tanto a visão para longe quanto para perto. Ela é considerada a principal causa de cegueira não-reversível do mundo.
Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, autor do estudo, um levantamento feito nos Estados Unidos com 834 remadores que passaram a maior parte da vida com os olhos expostos constantemente ao sol sem proteção mostrou que 30% (250) deles tiveram diagnóstico de catarata por volta dos 50 anos.
“Embora não exista comprovação científica relacionando esses casos de catarata nos remadores à exposição solar, os indícios são bastante fortes e já se fala nessa possibilidade, pois o dano provocado aos olhos acontece depois da exposição cumulativa aos raios solares, não acontece do dia para a noite”, avalia o oftalmologista.
De acordo com o oftalmologista Renato Ambrósio Junior, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), alguns estudos populacionais mostraram que os casos de catarata apareceram mais precocemente em pessoas das regiões rurais, pois elas ficavam diariamente expostas ao sol sem nenhuma proteção.

Risco aumentadoSegundo Ambrósio Junior, usar óculos de sol sem o filtro protetor é ainda mais prejudicial à saúde dos olhos, pois no escuro as pupilas ficam mais dilatadas, facilitando a entrada de luz. “Se a pessoa está usando um óculos escuro sem proteção, ela está mais exposta aos danos dos raios ultravioletas porque o escuro faz a pupila dilatar naturalmente”, disse.

De acordo com os oftalmologistas, muitas pessoas desconhecem que os óculos comuns podem ter uma lente protetora e que os óculos de sol podem ter uma lente corretiva. “O filtro que protege os olhos da luz solar é uma película incolor, que não muda a cor da lente dos óculos”, disse Queiroz Neto.
Ambrósio Junior afirmou que recomenda o uso diário de óculos com proteção solar para todos os seus pacientes. “Além de oferecer mais conforto, os óculos proporcionam proteção, já que nós estamos expostos à radiação ultravioleta diariamente, inclusive no inverno. Além disso, os danos são cumulativos e crônicos”, disse.
Os médicos orientam as pessoas a mudarem os hábitos e protegerem os olhos como rotina, assim como protegem a pele com protetor solar.
“Neste verão, o ideal para quem não gosta de usar óculos seria proteger-se com uso de bonés ou viseiras para criar uma barreira física”, diz Queiroz Neto.  
(Fonte: Fernanda Bassette/ Folha Online)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua opinião.