Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).
Para uma visão mais apurada, o ponto focal dos raios luminosos devem convergir para uma área próxima aos receptores de luminosidade (localizados na retina). No caso da miopia, o ponto focal é formado antes, o que pode acontecer por vários motivos:
- excesso de poder dióptrico positivo do cristalino;
- excesso de curvatura da córnea e, por conseguinte, de seu poder dióptrico positivo;
- excessivo alongamento do globo ocular;
- combinação dos fatores anteriores.
Sintomas da miopia
Um dos sintomas que podemos considerar como um dos primeiros de um olho míope é a má visão ao longe, estando a visão ao perto salvaguardada.No entanto, é evidente que se um indivíduo é míope de muitas dioptrias (ou graus), para ver bem de perto, teria que aproximar-se muito, o que é um fator muito cansativo e incômodo.
O sintoma que mais é relatado e que com frequência anuncia o aparecimento de miopia é a visão turva dos objetos distantes.
É frequente que nos primeiros estágios do problema, o indivíduo não se dê conta da perda de visão. Por este motivo, há que comprovar-se, junto da visão turva, existe o pestanejar constante, dores de cabeça ou tensão ocular.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
Todo o processo de desenvolvimento da visão depende do estímulo visual adequado, ou seja, a criança precisa "enxergar bem" para desenvolver bem a sua visão. Qualquer obstáculo à formação de imagens nítidas em cada olho pode levar a um desenvolvimento visual inadequado, que será irreversível se não for tratado a tempo. E os pais são os principais responsáveis pela saúde (inclusive a saúde ocular) dos seus filhos, cabendo a eles prestar atenção a qualquer desvio da normalidade e fazer consultas de rotina, para que qualquer alteração possa ser diagnosticada e tratada a tempo.
Fonte: Dr. Francisco Max Damico
Rua Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo, SP • 01308-000 • Brasil
Tel.: (11) 3212-0200 • Fax: (11) 3212-0202
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua opinião.