O barato pode custar muito caro
Com base em dados publicados pela Receita Federal do Brasil (RFB),
divulgou que 90% dos óculos apreendidos em operações de combate à
pirataria em 2009 e 2010 são falsificados, totalizando 10.420.006
apreensões do produto.
Cuidado óculos falsificados causam cegueira
De acordo com a Abiótica, os óculos de Sol é o segundo produto mais pirateado no País. Para o oftalmologista retinólogo (especialista em retina) Ricardo Mendes, o cuidado na hora de escolher os óculos escuros é fundamental para a saúde dos olhos e o uso dos que não possuem proteção 100% contra os raios ultravioleta (UV) pode ocasionar danos irreversíveis.
“Os raios ultravioleta são nocivos à saúde dos olhos. O produto é uma alternativa para proteção. Se os óculos, por sua vez, não possuem a proteção necessária, ele se torna inútil. Por não passarem por nenhum processo de qualidade e proteção, nossa pupila estará naturalmente mais dilatada e, portanto, mais exposta diretamente aos raios nocivos à saúde ocular”, explicou o especialista, acrescentando que o se os óculos não forem comprados em uma ótica especializada, não tem como o consumidor saber se o produto possui o filtro ultravioleta ou não.
O especialista alertou ainda que o uso indiscriminado de óculos sem o filtro de raios ultravioleta pode ocasionar dois problemas graves nos olhos. O primeiro é o aparecimento de catarata precoce; o segundo é considerada uma das maiores causas de cegueira em países ricos: degeneração macular relacionada à idade. Isso ocorre, segundo o retinólogo, por conta da exposição excessiva ao Sol sem proteção.
Fonte: Por TARSIRA RODRIGUES -
tarsirajornalista@gmail.com
http://www.roraimahoje.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua opinião.