terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Doenças do olho... Ceratocone

Ceratocone 

É uma alteração da córnea cuja superfície normalmente esférica, sofre abaulamento exagerado na porção central  que assume o formato de cone, causando distorção e embaçamento das imagens. Isto ocorre por afinamento e perda da rigidez na sua área central. A alteração é progressiva, inicia-se geralmente na adolescência, afeta na mesma proporção tanto homens como mulheres e evolui até 35 ou 40 anos quando, na maioria dos casos, há uma estabilização espontânea.

Quais são os sintomas?

    O ceratocone é indolor, não inflamatório (não deixa o olho vermelho) e em 90% dos casos é bilateral. O alerta é dado pelo embaçamento e distorção da visão. Em geral, aparecem também miopia e astigmatismo que aumentam constantemente levando a uma troca freqüente  de óculos que  deixam de fornecer uma visão adequada.
    Uma maior sensibilidade à luz , redução do brilho da córnea e lacrimejamento também são características da doença. 

Como prevenir o ceratocone?

    Infelizmente, não há maneiras de prevenir o surgimento do ceratocone. Até hoje não se sabe a causa precisa do mesmo, nem porque aparece na adolescência ou porque , às vezes,  estabiliza espontaneamente, mas fatores hereditários estão ligados a sua origem. O hábito de coçar o olho deve ser evitado porque também pode contribuir para o desenvolvimento da doença, o que torna os indivíduos alérgicos mais suscetíveis. 

Como tratar a doença?

    O tratamento é feito de acordo com o estágio do ceratocone e as características de cada caso. Na fase inicial a prescrição de óculos pode restabelecer a visão. Em fases mais acentuadas, em que os óculos não resolvem, adaptam-se lentes de contato rígidas. Nos casos em que nem óculos nem lentes de contato permitem uma visão satisfatória, recorre-se ao tratamento cirúrgico. Neste caso avalia-se a possibilidade de se implantar anéis intracorneanos (anéis de Ferrara) para melhorar a curvatura da córnea ou fazer um transplante de córnea.  
    Atualmente está em fase experimental um método que utiliza uma substância natural chamada riboflavina (vitamina B2) que, associada à luz ultravioleta, é aplicada na córnea aumentando a sua resistência com boa probabilidade de controlar a progressão do ceratocone.




                                         Imagem retirada:  http://cooeso-al.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua opinião.