segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Alta tecnologia em óculos une moda e saúde

Eles foram alçados de objetos indesejáveis a itens que dão o toque final no visual: os óculos. Nunca tão bem aceitos, são cada vez mais exibidos, sem vergonha, nas ruas. E viraram sinônimos de estilo. "Esses acessórios podem compor desde um look mais moderninho, passando pelo retrô tipo Superman, até o clássico. Hoje em dia o legal é brincar com o perfil das pessoas. A função das armações e das lentes dos óculos é moldurar o rosto e os olhos, decorando a expressão do olhar", diz o estéta óptico Miguel Giannini.
A escolha de armação para altas miopias sempre causava preocupação aos oftalmologistas, porque a peça precisava ser robusta para receber as lentes grossas, aumentando o peso dos óculos e comprometendo o visual. Eram os chamados "óculos fundo de garrafa". Hoje, esse tipo de lente faz parte do passado. A cada ano, as indústrias de armações e lentes investem milhões em pesquisa para transformar óculos em acessórios bonitos e leves. Um exemplo são as lentes de ultra-alto índice desenvolvidas pela Essilor que acabam com um efeito óptico que deixa os olhos menores no caso da miopia e a deformação dos olhos no caso hipermetropia. Já as lentes Stylis possuem pouca espessura na borda e são mais cristalinas, dando um “ar mais leve” ao visual.
O que está tornando a tendência dos óculos possível é a evolução da indústria óptica, que vem aliando o conforto e a saúde visual à beleza, com lentes apropriadas para diversos tipos de armações, por exemplo. As novas lentes contam com diversos avanços da alta tecnologia, como transparência cristalina, anti-reflexo e proteção contra os raios UV. Prova disso é que as lentes estão cada vez mais finas, leves e esteticamente atualizadas.
A última novidade é a Essilor Anti-Fatigue, primeira lente oftálmica que corrige a Fadiga Ocular. Segundo o presidente da Essilor Brasil, Laurent Schmitt, o lançamento é resultado de inúmeros estudos, como um recente levantamento internacional, apontando que 60% das pessoas entre 20 e 45 anos de idade — tanto usuários de óculos quanto não-usuários — declararam que sofrem de fadiga ocular quase que diariamente devido ao uso diário e constante da visão para perto, como por exemplo o uso do computador. “A lente Essilor Anti-Fatigue é o alívio imediato para o usuário”, afirma Schmitt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua opinião.