quarta-feira, 4 de maio de 2011

Na luta contra a pirataria



 Selecionamos as dúvidas mais frequentes sobre óculos falsificados no site do Fórum Nacional contra a pirataria e ilegalidade, esperamos que as informações sejam úteis, e ajudem a diminuir o consumo de produtos falsificados por conta de falta de informação.

By Point


Dúvidas mais freqüentes descritas nas denúncias recebidas através do site do FNCP
 

1) Os óculos vendidos em camelôs não protegem contra os raios nocivos do Sol?
Resposta: Os óculos vendidos em camelôs não possuem as proteções adequadas para a proteção dos olhos, seja ela qual for. (UVA / UVB / UVC). São produtos de baixo valor agregado produzidos por equipamentos inadequados e fora das especificações de mercado.


2) Como identificar um óculos pirateado do óculos original vendido em lojas especializadas?
Resposta: Geralmente as falsificações são grosseiras. Possuem logomarcas borradas, que facilmente se soltam das armações. As armações costumam possuir defeitos, como rebarbas mal feitas e irregularidades. Além disso, existo o quesito preço. Se um óculos original é vendido em uma ótica por $200,00, não pode ser vendido na praia ou em qualquer outro lugar a $ 10,00. Alguma coisa não bate.


3) Uma loja grande em São Paulo que tem em shoppings vende óculos escuros, mas não de marcas famosas. Como saber se esses óculos são de boa procedência, se protegem contra os raios solares e se não são falsificados?
Resposta: Geralmente as óticas possuem um aparelho de medição de proteção contra raios ultra-violeta, onde o teste pode ser feito no próprio local, na frente do consumidor. É importante ressaltar que os óculos não precisam ser de grife para contar a proteção necessária


4) Comprei um óculos escuro no Stand Center, a vendedora me garantiu que eram originais, mas não eram de marca famosa então acreditei. Esses locais são conhecidos por vender produtos falsificados, contrabandeados. Mas TODOS os produtos são ruins?

Resposta: Locais como o Stand Center, Galeria Pagé, Shopping 25 de Março, dentre outros, não são locais confiáveis para compra desse tipo de produto, uma vez que o mesmo interage diretamente com a saúde do consumidor. Por mais que não seja um óculos de marca desconhecida, evite comprar nesses locais. Nenhuma garantia existe de sua procedência ou qualidade. Melhor procurar uma ótica de sua confiança para a aquisição do produto.


5) Óculos originais de qualquer marca, qualquer valor, tem que ter algum selo de algum lugar que mostra que são originais?

Resposta: Ainda não existem selos de origem ou qualidade no segmento óptico. Algumas empresas fornecem um certificado de garantia do produto, geralmente de 3 meses. O que pode ser feito, neste caso, é entrar em contato com a importadora daquele óculos específico e verificar a veracidade do produto segundo o código contido no mesmo, atestando que o determinado código corresponde ao produto. Para tanto, a Abiótica possui os contatos das distribuidoras (ou mesmo o Fórum). E-mails para abiotica@abiotica.com.br


6) Camelôs de praia vendem muitos óculos escuros. Mas não são eles que fabricam. Quem vende também é considerado culpado?

Resposta: Sim. Vender produtos pirateados é crime, segundo, inclusive, o código de defesa do consumidor. O produto comprado na praia não possui nenhuma segurança, garantia e afins, que vai de desencontro ao CDC.


7) Comprei daqueles óculos de grau que já vem pronto na farmácia, mas quando cheguei em casa não conseguia enxergar com eles. Será que fui enganado? Óculos que já vem pronto assim são de boa procedência?

Resposta: Esses óculos são chamados de leitura, e devem ser adquiridos apenas em Óticas.  A farmácia não possui um ótico especializado, com capacidade de conferência do grau e sua adequação a cada consumidor. Para uso diário, procurar uma ótica e confeccionar o óculos, segundo a receita médica.


8) Uma vez li em uma revista que óculos escuros falsificados não faziam mal para a saúde dos olhos, mas que apenas não protegiam contra os raios solares. Se eu usar óculos escuros falsificados, mas sem olhar para o Sol, estará fazendo mal para eles mesmo assim?

Resposta: Esta matéria não condiz com a realidade. Óculos sem proteção solar são extremamente perigosos, podendo causar inúmeras doenças, como cegueira, degeneração macular, cataratas, etc. Quando se coloca um óculos sem proteção, sua pupila se dilata e deixa com que os raios solares entrem livremente no seu olho, causando um mal maior ainda. Neste caso, é melhor não usar nada do que usar o falsificado. É bom lembrar que ninguém precisa olhar para o sol para ter de se proteger. Os raios de luz emitidos são naturalmente prejudiciais. É bom sempre ter disponível um bom óculos solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua opinião.