segunda-feira, 18 de abril de 2011

PM usa óculos para achar bandidos

A Polícia Militar (PM) de São Paulo estuda novas tecnologias para combater o crime nos grandes centros urbanos, especialmente aqueles que envolvem multidões em eventos, como jogos de futebol, corridas automobilísticas e megashows. A novidade são os óculos equipados com o sistema de biometria facial, utilizados pelo exército israelense para monitorar as fronteiras com seus vizinhos no Oriente Médio. Por enquanto, ainda não há definição sobre a aquisição do equipamento.

Ele já foi testado, no ano passado, pelo Batalhão de Choque em alguns jogos de futebol no Estádio do Pacaembu. Na última sexta-feira, 29 oficiais da PM que fazem o Curso de Policiamento em Eventos participaram de uma aula de demonstração do uso desses óculos, ministrada por representantes da empresa importadora.

A tecnologia da biometria facial permite que o policial, ao usar os óculos, detecte, no meio da multidão, um rosto que esconda algo da Justiça ou alguém que conste como desaparecido em algum boletim de ocorrência. No caso de torcidas organizadas, o alvo são os envolvidos em brigas e agressões.

Uma câmera instalada nos óculos capta as imagens e as redireciona para um banco de dados da PM. Se algum suspeito estiver envolvido em atividades ilícitas que foram registradas, um ponto vermelho surge na lente, alertando o policial que usa os óculos.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua opinião.