sexta-feira, 1 de abril de 2011

Lente de Contato, como cuidar?

Conheça os cuidados de higiene para manter as lentes saudáveis.

Limpeza com produtos adequados e respeito ao prazo de validade são necessários 

Deixar de aplicar cuidados de higiene nas lentes de contato pode trazer sérias consequências à saúde ocular. Pode causar alergias, conjuntivite ou, até mesmo, infecções graves, que podem levar a lesões na córnea e mesmo à cegueira.
Mas se usadas da forma correta, ao contrário, traz o melhor dos benefícios: deixar a visão em boas condições e a consequente melhora da qualidade de vida. Para isso, veja as dicas dadas pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, aliadas as oftalmologistas Tania Schaefer, presidente da Soblec (Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria) e  Flavia Lana, de São Paulo.
 
Limpeza das lentes e caixinhas

Faça diariamente com soluções oftalmológicas (receitadas pelo médico oftalmologista), nunca com água corrente, soro fisiológico ou água boricada. O depósito também deve ser limpo com pano seco.
 
Manuseio
Lave as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes.
 
Uso

Se utilizadas durante o dia todo podem causar edemas na córnea. Ao dormir com as lentes, o risco é ainda maior, pois podem ocorrer lesões e até a úlcera da córnea. Portanto, retire as lentes quando for dormir e jamais compartilhe as lentes com outras pessoas.
 
Vencimento

Jamais reutilize lentes descartáveis após o vencimento. O abuso causa embaçamentos, vermelhidão, alergias e pode estar infectadas com bactérias que causam sérias lesões à córnea. Lentes que caírem no chão devem ser jogadas fora e nunca reutilizadas.
 
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua opinião.